ANEAM - Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais

Conheça a maior dragagem de material contaminado do mundo

André Trigueiro foi conhecer de perto a dragagem do Canal do Fundão, uma das principais portas de entrada do Rio de Janeiro.

O Cidades e Soluções acompanhou de perto a solução tecnológica encontrada para retirar e armazenar os sedimentos acumulados no fundo do canal da Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. O objetivo é recolher e tratar os sedimentos acumulados no fundo do Canal, que margeia o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Linha Vermelha, uma das principais portas de entrada da cidade.

Até o final de 2010, serão retirados 2,2 milhões de metros cúbicos de resíduos, volume equivalente a mais de dois estádios do Maracanã. Um quarto deste material está contaminado e é encaminhado para um moderno sistema de tratamento e isolamento. O projeto envolve alta tecnologia e parcerias, viabilizada por uma articulação política que beneficia a população e o ecossistema da região da Baía de Guanabara.

Quais impactos os materiais contaminados podem trazer?

Contaminação de metais pesados causa impactos nos seres vivos, podendo gerar intoxicação aguda e crônica, biomagnificação (acúmulo de toxina, em um ambiente ou ser vivo ) e danos à cadeia trófica, causando a transferência dos contaminantes. A dragagem é melhor processo para a retirada dos sedimentos contaminados por metais pesados. Este processo, porém, tem uma série de características e cuidados que devem ser levados em conta para que a dragagem seja feita de forma correta e os sedimentos contaminados sejam depositados em locais apropriados.

O papel do Engenheiro Ambiental e empresas responsáveis é assegurar, economicamente, com mínima perturbação ambiental, justa remuneração e segurança, a máxima observância do princípio da conservação mineral a serviço do social.

Nos atuais projetos mineiros, planos de minimização de impactos ambientais, assim como a adoção de medidas mitigadoras desses impactos. As medidas podem incluir desde simples alterações operacionais para melhoria dos ambientes de trabalhos, como controle de poeira, ruídos e até mesmo alterações de processos visando atividades e/ou operações menos agressivas.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre Dragagem de sedimentos contaminados:

Fonte:Cidades e Soluções

Associação dos Engenheiros Ambientais

Top Desktop version