ANEAM - Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais

ONG mostra como reciclar o Lixo Eletrônico através de um trabalho de educação ambiental e cidadã

O Brasil é referência quando se trata de inclusão digital, graças a um trabalho desenvolvido pelo CDI - Comitê pela Democratização pela Informática.

Para o fundador e diretor do Comitê, Rogrigo Baggio, a problemática dos resíduos eletrônicos é um grande desafio ambiental, já que existe uma possiblidade de, somente este ano, as empresas brasileiras venderem mais de 13 milhões de computadores.

Além disso, não é só uma questão de legislação para regular essa área, o maior problema está na toxidade que esses resíduos carregam, criando um sistema de expansão da poluição a medida em que são descartados.

Para solucionar esse problema, é importante pensar sempre na sustentabilidade, diminuindo o consumo e criando mecanismos que minimizem os impactos desses resíduos.

Há 14 anos, o CDI promove a coleta gratuita de computadores doados por empresas e particulares.

A missão do Comitê é usar a tecnologia como uma ferramenta cidadã para transformar vidas e desenvolver comunidades de baixa renda através da criação dos CDIs Comunidade, parcerias entre o CDI e organizações comunitárias.

Já existem um total de 753 CDIs Comunidades em 20 estados brasileiros e 10 países. Mais de 1.250.000 pessoas já se beneficiaram desse programa, aprendendo mais sobre informática e garantindo uma melhoria na condição de vida.

Fonte: Globo News

 

Associação dos Engenheiros Ambientais

Top Desktop version